sábado, 25 de junho de 2011

Fotos de Manuel Borges - 24 de Junho de 2011-Procissão do Dia do Corpo de Deus






















                                                         

sábado, 18 de junho de 2011

Aldeia do Bispo


http://www.adraces.pt/ficheiros/conteudos/ObservatorioLocal/Aldeia%20do%20Bispo.pdf
Orago - São Bartolomeu

Área - 6 Km2
Coordinates of Aldeia do Bispo
Longitude: 7° 21' 0" West
Latitude: 40° 58' 0" North
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 30/07/2002

Armas - Escudo de prata, ramo de oliveira de verde frutado de negro, cacho de uvas de púrpura folhado de verde e felosa (ave) de sua cor, tudo bem ordenado. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ALDEIA DO BISPO – PENAMACOR “.

Aldeia do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Penamacor, com 6,51 km² de área e 748 habitantes (2001). Densidade: 114,9 hab/km².

Geografia
Aldeia do Bispo está situada num vale, nas margens da ribeira da Raivosa, afluente da ribeira das Taliscas, no cruzamento dos caminhos para as freguesias de Águas, Bemposta, Aranhas, Aldeia de João Pires e Penamacor. Fica a cerca de 7 km da sede do concelho.
História
Existe um profundo desconhecimento acerca da data de fundação desta freguesia, bem como da origem do seu nome. A mais antiga inscrição ou data gravada nas pedras que foi encontrada é de 16 zx, que foi interpretada como sendo de 1628. Na rua do Outeiro, onde dizem ter existido uma praça, foi encontrada numa casa com a data de 1696, gravada na torça da porta. Sobre a origem do nome, há diversas opiniões. Segundo alguns autores, a palavra aldeia, deriva do verbo grego aldemain, cujo significado é aumentar, acrescentar, e segundo outros, tem origem árabe, devido à existência do prefixo al.



ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo está situada num vale, nas margens da ribeira da Raivosa, afluente da ribeira das Taliscas, no cruzamento dos caminhos para as freguesias de Águas, Bemposta, Aranhas, Aldeia de João Pires e Penamacor. Fica a cerca de 7 km da sede do concelho. Existe um profundo desconhecimento acerca da data de fundação desta freguesia, bem como da origem do seu nome. A mais antiga inscrição ou data gravada nas pedras que foi encontrada é de 16 zx, que foi interpretada como sendo de 1628. Na rua do Outeiro, onde dizem ter existido uma praça, foi encontrada numa casa com a data de 1696, gravada na torça da porta. Sobre a origem do nome, há diversas opiniões. Segundo alguns autores, a palavra aldeia, deriva do verbo grego aldemain, cujo significado é aumentar, acrescentar, e, segundo outros, tem origem árabe, devido à existência do prefixo al. Segundo Alexandre Herculano, aldeia significa granja ou quinta.Há quem aponte como hipótese da origem do nome, o facto dos bispos de Penamacor possuírem uma quinta nas margens da ribeira da Raivosa. Com a multiplicação progressiva dos descendentes dos quinteiros e criados, multiplicaram-se as casas, dando origem à Aldeia do Bispo.Outros há que dizem que derivou do facto de um bispo de Idanha-a-Velha, numa das suas frequentes viagens entre a cidade romana e a vila de Penamacor, ao passar pelo local onde se ergue a Aldeia do Bispo, ter morrido subitamente, ficando conhecido pelo «sítio do Bispo». Esta tese foi confirmada pelo aparecimento de uma caixa de chumbo, contendo vestes episcopais e outros objectos sagrados, encontrados no sítio da Lameira Larga, por João da Costa Martins. Segundo Santos Rocha, técnico de arqueologia, os objectos encontrados na sepultura da Lameira Larga não pertenciam ao culto cristão, tratando-se de um achado romano e que foram muito provavelmente artistas gregos a fazerem e a lavrarem o vasilhame encontrado no baú. Concluindo portanto que o achado em referência não tem qualquer ligação com o bispo que possuia a grande quinta da Aldeia do Bispo, pois a natureza e a idade dos objectos encontrados, autorizam esta conclusão. É portanto segundo Santos Rocha, muito provável que esta sepultura, pelos preciosos e raríssimos objectos que continha, indique que a Aldeia do Bispo foi outrora centro de muita vida, habitado por altos personagens do tempo dos romanos. Do seu património cultural e edificado é de salientar a Igreja Matriz, a capela do Espirito Santo, o Cruzeiro e nicho.
---------------------------------------------------------------------------------
Segundo Alexandre Herculano, aldeia significa granja ou quinta.Há quem aponte como hipótese da origem do nome, o facto dos bispos de Penamacor possuírem uma quinta nas margens da ribeira da Raivosa. Com a multiplicação progressiva dos descendentes dos quinteiros e criados, multiplicaram-se as casas, dando origem à Aldeia do Bispo.Outros há que dizem que derivou do facto de um bispo de Idanha-a-Velha, numa das suas frequentes viagens entre a cidade romana e a vila de Penamacor, ao passar pelo local onde se ergue a Aldeia do Bispo, ter morrido subitamente, ficando conhecido pelo «sítio do Bispo». Esta tese foi confirmada pelo aparecimento de uma caixa de chumbo, contendo vestes episcopais e outros objectos sagrados, encontrados no sítio da Lameira Larga, por João da Costa Martins
Segundo Santos Rocha, técnico de arqueologia, os objectos encontrados na sepultura da Lameira Larga não pertenciam ao culto cristão, tratando-se de um achado romano e que foram muito provavelmente artistas gregos a fazerem e a lavrarem o vasilhame encontrado no baú.
Concluindo portanto que o achado em referência não tem qualquer ligação com o bispo que possuia a grande quinta da Aldeia do Bispo, pois a natureza e a idade dos objectos encontrados, autorizam esta conclusão. É portanto segundo Santos Rocha, muito provável que esta sepultura, pelos preciosos e raríssimos objectos que continha, indique que a Aldeia do Bispo foi outrora centro de muita vida, habitado por altos personagens do tempo dos romanos.
ARRUAMENTOS DE ALDEIA DO BISPO
                                                            Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo
Presidente: Manuel Joaquim Ribeiro Robalo Secretário: José Aníbal Geraldes Lopes Birra Tesoureiro: Aniceto Rebelo

Horário de Atendimento: Ás Terças e Sextas-feira A partir das 20h30m Morada e Contactos: Rua Pina Ferraz 6090-112 Aldeia do Bispo PNC Tel.: 277 385 400 Fax: 277 385 400