quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A banda de Aldeia de J Pires


A Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires foi fundada no ano de 1908 pelo então Pároco da Freguesia José Maria Lopes Nogueira, que detentor de alguns conhecimentos musicais, e depois de ter consultado as pessoas influentes da Freguesia (Jaime D' Aguilar Simões, Luis Leitão Mendes e Ricarod Antunes Rei) decidiu "meter mão à obra". Contudo, surgiu de imediato o primeiro problema. A aquisição de instrumentos. Existindo na freguesia uma senhora que havia recebido uma herança, conhecida como a Ti Violante, o Padre José Maria decide pedir-lhe o dinheiro emprestado, ao que a senhora acedeu. O empréstimo para a aquisiçaõ dos primeiros instrumentos foi de 60$00 (sessenta milreis).
Os ensaios ao longo dos primeiros anos foram sempre na Casa Paroquial, a banda começou a ter actuações nas freguesias vizinhas, a criação da banda foi um factor de mobilização em toda a freguesia.
No ano de 1924 foi criada a "União de Aldeia de João Pires", que tinha como principal objectivo o de manter a Banda Filarmónica, objectivo que se manteve até aos dias de hoje.
A União de Aldeia de João Pires - Sociedade Recreativa Musical é uma colectividade cultural, recreativa e artística cuja fundação remonta a 1 de Novembro de 1908, tendo um papel importante na formação de músicos e na divulgação da cultura do concelho de Penamacor. Esta importância, é traduzida em apoios de entidades públicas e privadas, de sócios e amigos, uma vez que sem este apoio seria impossível a sobrevivência desta colectividade. A banda tem a sua sede social na Estrada Nacional 332 na aldeia denominada Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco. Nos últimos anos esta banda tem levado a cabo um esforço significativo na angariação de jovens para o corpo musical, estando alguns deles ainda a aprender na escola de música. Diga-se que a Banda já conta nas suas fileiras com muitos elementos de Aldeia do Bispo .







Suporta cerimónia da praxe de boas


vinda ao seio da Banda da A.J.P Fotos retiradas do H5 da Banda de Aldeia de João Pires

1 comentário:

Eu disse...

O Pe. José Maria Lopes Nogueira tocava vários instrumentos. Quanto eu saiba: violino, flauta, bandolim, e outros dos quais a sua família não fez especial memória. Dele há ainda instrumentos musicais pessoais, que estão com familiares.