segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cruz do Rebolo

Diz a lenda que um homem chamado João Pires tinha propriedades neste local mas vivia, segundo uns, no Alentejo, segundo outros, em Monsanto. Tinha este um feitor que tomava conta e recebia as rendas, limitando-se a cumprir o que o patrão ordenava. Quando as colheitas eram fracas, os rendeiros pediam dispensa de quita ao feitor de João Pires. Este porém, nunca teve qualquer tipo de complacência pelos seus arrendatários. Num mau ano agrícola em que, tendoos rendeiros que pagar quita ( maquia ) , exigiram que esta fosse paga ao próprio João Pires. Deslocou-se este até às suas propriedades para o efeito.

Os arrendatários revoltados, aproveitaram a ocasião e assassinaram-no.

Segundo a lenda no local do assassinato, encontra-se uma cruz, ( cruz do rebolo ) entre a Aldeia de João Pires e a Aldeia do Bispo, com a data de 1728. Dizem ainda que o crime se deu neste local, devido ao facto do rendeiro ir pedir protecção aos habitantes da Aldeia do Bispo.
Sem  a cruz

Desapareceu a Cruz do Rebolo -Furto do nosso património . Não apareceu noticias em lugar algum , não sei se foi dado conhecimento ás autoridades ..,,um dia aquilo aparece  num leilão com com etiqueta " Cruche de la Madonne de Carravagio , e vai lá tu a dizer que era a cruz do Rebolo !!!!! Será que havia algum registo registo oficial do monumento ? Pelo menos pelo menos deixaram-nos ficar com o pau .
                                                              Antes do furto
                                          Com a nova cruz


Sem comentários: