segunda-feira, 16 de maio de 2011

Madeiros

MADEIRO 2006
MADEIRO 2007
      
  MADEIRO 2008 
      









Chegada do MADEIRO 2009

MADEIRO 2009





















MADEIRO 2009




Finalmente chegou a este blog o Madeiro 2010 , um pouco atrasado , mas mais vale tarde que nunca - Agradecimento a Dinis Afonso pelas belas fotos.
O "madeiro" é uma tradição de algumas aldeias e vilas de Portugal. A tradição que aqui descrevo é da vila de Penamacor (minha terra Natal :)) Se gostam de vilas antigas (foral de D. Sancho I) vão até lá e divirtam-se. Uns quinze ou vinte dias antes do Natal, os rapazes novos que vão nesse ano às sortes (vulgar inspecção militar) movidos de um sentimento tradicionalista, que nunca esqueceram, juntam-se e lá vão campo fora em tractores (antigamente iam com juntas de bois) a fim de arrancarem o "madeiro" (grossos e volumosos troncos velhos das sobreiras mais secas, cujo tronco velho e carcomido já abrigou, no seu seio, dezenas de gerações) que, como em anos anteriores há-de arder no meio da praça, junto à Igreja Matriz (S. Tiago). para aquecer o Menino. O entusiasmo domina todo aquele punhado de gente sã, desde que se começa a cortar o "madeiro", carregá-lo para cima dos tractores e pô-los em movimento. E aí vão eles a caminho da vila, cinco seis ou mais tractores, bem carregados, ao som de confusa algazarra e constantes vivas ao "madeiro". cortejo chega finalmente à praça. Todo o largo depressa fica repleto de gente, que cheia de curiosidade, vem ver que tal é o "madeiro" deste ano, e que, muito em breve há-de arder. As janelas das casas em volta estão apinhadas de gente de todas as classes e idades, para ver descarregar e admirar o tamanho e volume do ""madeiro"". Irrompem então manifestações de todos os lados, aos simpáticos e valente rapazes, que para não deixarem extinguir o fogo de uma tradição muito remota, tão longe o foram buscar
onatal1.no.sapo.pt/pdfs/MADEIRO.PDF -





 Onde há fumo .....
Umas das tradições mais importantes do Natal português é o grande madeiro a arder junto à igreja, com toda a população a aquecer-se junto daquela fogueira colectiva. Um fogo colectivo que aquece a todos e que exprime bem o espírito do Natal. Aspiração de Paz, de bom entendimento, de bem querer entre todos os Homens do mundo, e é com certeza o desejo de todos os que visitam este espaço .
Por todas as freguesias do concelho de Penamacor, os madeiros já se encontram nos adros das respectivas igrejas, prontos para serem ateados na noite de Natal, à excepção de Penamacor, onde o grande madeiro começa arder na noite de 23 para 24 de Dezembro
 
   
   
  
   
     
                                                        

                                              
                                                     Presépio no adro da Igreja
                                  
                                                   
 Acender do madeiro de Penamacor-2010 A tradição cumpriu-se mais um ano em Penamacor. À meia-noite de 23 para 24 de Dezembro a população assistiu ao acender daquele que é considerado o maior madeiro do país. Este ano o acontecimento fica marcado pela homenagem a Fábio Gaspar, o jovem de 23 anos que faleceu na madrugada em que os troncos são recolhidos.
MADEIRO 2010

1 comentário:

achibi disse...

A foto acima da frase "A partir daqui madeiro de 2010" e as que estão abaixo não são referentes ao madeiro de 2010, mas sim 2009. Nelas a parece o meu tio que por altura do madeiro de 2010 já tinha falecido. Por ironia do destino, igualmente nas fotos aparece o meu avô que também já faleceu, no passado mês de Março.