O concelho de Penamacor, é o concelho que mais população perdeu nos últimos anos, e que mais está a ser afectado pela desertificação.
Numa região em que para garantir o estilo de vida, muitos precisam de criar o próprio emprego, são poucos os que conseguem lutar e conquistar o seu lugar ao sol, grande parte ruma em direcção aos grandes centros urbanos.
Apesar de a nível de agricultura, ser uma região de luxo, contam-se pelos dedos os poucos que investem em projectos vencedores, que usufruem da água abundante e boas terras.
Mas a desertificação também está a afectar os terrenos agrícolas.
Na zona norte do concelho, o número de oliveiras é quase incontável, tal é a quantidade destas árvores. Durante anos, estas foram o “ouro” da região, mas actualmente esse “ouro” é deixado apodrecer lentamente, com o passar do Outono (época da Azeitona). Do mesmo modo, o Centro e Sul de Penamacor, é uma zona rica em Sobreiros, grandes produtores de cortiça, que estão a diminuir em número, e em aproveitamento de matéria prima.
Em conclusão, só posso concluir que a noticia da SIC não me surpreende em nada.
É verdade que o Governo Central tem ferido o interior com politicas de desertificação, mas também é verdade que a nível de politicas locais, as medidas para manter as populações não foram suficientes.
Acredito que é necessária uma revolução no modo de utilização dos terrenos agrícolas, assim como a criação de associações que assegurem uma boa manutenção e rentabilização destes terrenos.
Sem comentários:
Enviar um comentário