quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Romaria de Santa Luzia - Castelejo.


A Festa de Santa Luzia coincide com o Feriado Municipal do Fundão daí a grande afluência de pessoas. As celebrações tanto religiosas como profanas têm início no dia anterior. No fim da tarde, do dia 14 de Setembro, realiza-se uma procissão com velas desde a igreja paroquial do Casteleio até à capela, transportando o andor do Senhor dos Milagres. Ao mesmo tempo, desce do santuário uma outra procissão encabeçada pelo andor de Santa Luzia. Os dois cortejos encontram-se, a meio da rampa, e as duas imagens "cumprimentam-se", seguindo juntas para a capela. Este ritual é cumprido à regra por todos os romeiros. No dia 15 de Setembro realiza-se uma missa campal. Estas festividades têm uma componente profana que se apresenta na forma de arraiais com bandas de música e com os famosos Bombos do Castelejo e o Rancho Romeiros de Santa Luzia Castelejo.

Senhora Santa Luzia
Vizinha do Castelejo
Dai-me vista aos meus olhos
Sou ceguinha não vos vejo.
Senhora Santa Luzia
Minha Mãe minha Madrinha
Dai-me da vossa riqueza
Que eu sou muito pobrezinha
Senhora Santa Luzia
A vossa capela cheira
Cheira a cravos, cheira a rosas
Cheira a flor de laranjeira.
Senhora Santa Luzia
À vossa porta cheguei
Tantos anjos me acompanhem
Como de passadas dei.
Senhora Santa Luzia
Quem vos varreu a capela
As moças do Castelejo
Com raminhos de marcela.
Senhora Santa Luzia
Vinde abaixo dai-me a mão
A ladeira é comprida
Não me ajuda o coração.
Senhora Santa Luzia
Que dais a quem vos vai ver
Dou-lhe água da minha fonte
Se a quiserem beber.
Senhora Santa Luzia
As costas vos vou virando
Minha boca se vai rindo
Os meus olhos vão chorando. As Festas de Santa Luzia realizam-se a 15 de Setembro no santuário homónimo, situado numa colina sobranceira à aldeia de Castelejo (10 km a poente do Fundão). E, juntamente com a Senhora do Almortão (Idanha-a-Nova) e a Senhora das Dores (Paul), uma das grandes romarias da Beira Baixa.
A capela data do séc. XVIII e do seu adro contempla-se a vertente ocidental da Serra da Gardunha. São bem visíveis as antenas colocadas por cima de Castelo Novo, situada na vertente contrária. De resto, é possível, a partir do santuário, apanhar um caminho de terra que sobre toda a encosta, passando nos dois pontos referidos (cabeço e aldeia). A viagem, que proporciona panoramas interessantes, só é possível em viatura 4x4 [ao tempo da elaboração deste texto].
Dos poderes atribuídos a Santa Luzia faz parte a protecção da vista. O número de romeiros costuma ser grande, ultrapassando os cinco milhares, facto a que não é estranha a circunstância de a festa coincidir com o feriado municipal do Fundão.
As celebrações, tanto religiosas como profanas, têm início a 14 de Setembro. Ao fim da tarde realiza-se uma procissão com velas desde a igreja paroquial do Castelejo até à capela, transportando o andor da Senhora dos Milagres. Ao mesmo tempo desde do santuário uma outra procissão encabeçada pelo andor de Santa Luzia. Conforme manda a tradição, os cortejos encontram-se a meio da rampa e as duas imagens «cumprimentam-se» e seguem juntas para a capela.
Nessa noite e na noite seguinte há animado arraial com bandas de música e os famosos bombos da vizinha aldeia de Lavacolhos. Todo o cimo o Monte de Santa Luzia é ocupado por tendas e bancas dos mais diversos comércios. No dia 15 realiza-se missa campal e registam-se as maiores multidões. A festa prolonga-se ainda para o dia seguinte, celebrando Santa Eufémia. É já uma cerimónia praticamente restrita às pessoas da freguesia, realizando-se procissão com o andor da santa en torno da capela.

Sem comentários: